Para nós o esporte é liberdade, conexão e saúde! É uma maneira de construir a identidade social, inclusiva, fazer amizades e tem o poder de transformar vidas. Além disso, ele traz benefícios como lazer, educação, saúde física e mental.
Isso porque o esporte valoriza o respeito, empatia, senso coletivo e a organização.
Praticado de forma coletiva ou individual, o esporte tem o potencial de ser transformador ao estimular as pessoas, trazendo alegria e confiança.
O esporte ensina disciplina e a ultrapassar obstáculos de forma natural, independentemente das situações. Ajuda a superar medos e traz vários aprendizados para quem está praticando.
“O esporte precisa estar presente na rotina com consistência. É ir trabalhar, depois treinar, cuidar da casa, brincar com os filhos. E ter o esporte envolvido nisso é motivador”, disse Mih Cezar sobre a importância do esporte em sua vida.
Segundo a OMS, o sedentarismo pode levar 500 milhões de pessoas no mundo a desenvolverem problemas cardíacos, obesidade, diabetes e outras doenças não transmissíveis, até 2030.
Por meio de uma live pelo Instagram, Eliane Zaparoli, fundadora da Kokua, cita que “cerca de 5 milhões de pessoas no mundo morrem por conta de doenças relacionadas ao sedentarismo, sendo 300 mil pessoas por ano no Brasil”. Por isso, Eliane ressalta a importância e diferença da prática de esportes na rotina e como as histórias de atletas amadores e profissionais são inspiração.
De acordo com Clara Hillmann, “Atleta amador é aquele que consegue adequar sua rotina para fazer algum esporte, seja corrida, ciclismo, natação, entre outros. Já o atleta profissional, ele vive através do esporte, sua rotina é elaborada para que ele tenha melhores resultados no esporte em que prática.
Então, como começar a treinar?
Tomar a decisão de começar a treinar é um passo importante para melhorar a saúde mental e física, além de ser ótimo para a autoestima e controle da ansiedade e depressão. Porém, não é confortável começar, leva um tempo até que o corpo se acostume com o novo ritmo e você possa evoluir para os treinos mais especializados e fazer disso um hábito prazeroso.
Os treinos para iniciantes geralmente são movimentos leves, de menor impacto, iniciando uma rotina para que o organismo se acostume com o novo ritmo de exercícios físicos.
Para quem não se exercita regularmente, criar um plano com metas muito ambiciosas pode ser um tiro no pé, pois não será fácil cumpri-las logo no início, além de possibilitar lesões. Primeiro, estabeleça objetivos realistas, que poderão ser adaptados e desenvolvidos à medida que seu condicionamento físico melhora.
“Quando treinamos e praticamos atividades físicas, somos melhores para tudo e para todos. É fundamental na minha vida e, com certeza, será na vida de vocês, manter essa rotina de treino”, diz Clara Hillmann.
O sucesso do exercício acontece quando se transforma em hábito. Para que a prática faça parte da rotina, é preciso persistir no início, para assim, obter resultados no futuro.
0 comentários